segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tecido Epitelial Glandular


É formado por um conjunto de células especializadas cuja função é a produção e liberação de secreção.
As células secretoras de uma glândula são conhecidas como parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras, é denominado de estroma. O estroma sustenta também vasos sangüíneos, vasos linfáticos e nervos.

Classificação
Utiliza-se alguns parâmetros para classificar os diferentes tipos glandulares, como o número de células e o local onde a secreção é lançada.
Quanto ao número de células, as glândulas podem ser classificadas como:
· unicelular: a secreção é elaborada apenas por células especializadas ocasionais (por exemplo: células caliciformes muco-secretoras) espalhadas entre outras células não secretoras.
· multicelular: a secreção é realizada por um conjunto de células.

Quanto ao local onde a secreção é lançada, as glândulas podem ser classificadas como:
· endócrinas: as glândulas não possuem ductos e sua secreção ganha a corrente sangüínea, onde será distribuída para todo o corpo. A secreção endócrina é a secreção de mensageiros químicos (hormônios), os quais atuam sobre tecidos distantes do local de sua produção.
· exócrinas: as glândulas possuem ducto excretor que transportam a secreção produzida pela glândula para o meio externo, seja a superfície do corpo ou para o interior (lúmen) de um órgão cavitário.

Tecido epitelial de Revestimento


O tecido epitelial de revestimento possui peculiaridades que estão diretamente ligadas às suas funções. As células estão intimamente ligadas por meio dos complexos unitivos ou juncionais, há escassez de material intercelular (matriz extracelular) e há o que chamamos de polaridade celular (polo apical - aquele voltado para a luz do órgão e polo basal - aquele em contato com a membrana basal).
Como função do epitélio de revestimento podemos citar o órgão de impacto imediato do organismo, a pele, a qual possui o epitélio do tipo pavimentoso estratificado queratinizado, que impede a ação microbiológica patogência conferindo proteção, evita o ressecamento do organismo e ameniza a ação de choques mecânicos.
Está presente nos órgãos e é ele que recobre toda e qualquer cavidade (exemplo a cavidade gastrointestinal e respiratória).
Tecido que apresenta certas especializações celulares, como os:
Microvilos (são projeções microscópicas da membrana plasmática, em forma de dedo de luva, o que aumenta a sua área superficial.)
Cílios (prolongamento celulares móveis que batem em rítmo ondular e sincrônico que tende a propelir partículas superficiais.)
Estereocílios (prolongamentos extremamente longos e imóveis que podem ser vistos em microscopia óptica - encontram-se em pequenos números no organismo humano, podendo ser encontrados no canal deferente, epidídimo e células pilosas do ouvido).
O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas em : -Epitélio simples e -Epitélio estratificado e uma subclassificação o Epitélio pseudoestratificado. E quanto sua forma de: -Cúbico; -Pavimentos ou escamoso; -Cilíndrico ou colunar. Obs: o epitélio pavimentoso simples que recobre a parede do vaso sangüíneo recebe o nome de endotélio.
Neuroepitelial: Consiste num conjunto de células especializadas na captação de estímulos (cheiro, gosto), provenientes do ambiente. Os neuroepitélios são constituídos por células epiteliais com função sensorial encontradas nos órgãos da audição, da olfação e da gustação, geralmente ao lado do epitélio de revestimento. Mioepitelial: Consiste num conjunto de células ramificadas que contêm miosina e um grande numero de filamentos de actina. Elas são capazes de contração, agindo, por exemplo, nas porções secretoras das glândulas mamárias, sudorípas e salivares.
É formado por um conjunto de células especializadas cuja função é a produção e liberação de secreção. As células secretoras de uma glândula são conhecidas como parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula que sustenta as células secretoras, é denominado de estroma. O estroma sustenta também vasos sangüíneos, vasos linfáticos e nervos. As moléculas a serem secretadas geralmente são armazenadas nas células em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana, chamadas grânulos de secreção. As células epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar proteínas (por exemplo o pâncreas), lipídios (por exemplo, as glândulas sebáceas) ou complexos de carboidratos e proteínas (por exemplo, as glândulas salivares). As glândulas mamárias secretam todos os três tipos de substâncias