sábado, 29 de agosto de 2009

Reprodução Assexuada





A reprodução assexuada occore quando se formam clones de um ser vivo, sem a intervenção de gâmetas. Os novos seres podem nascer a partir de fragmentos do ser vivo.




Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seleccionado. O novo ser é genecticamente idêntico ao progenitor. É o que se chama um clone.




Nas plantas a reprodução assexuada é tambem frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura. Por exemplo, as laranjas da Bahia(sem sementes) provêm todas do mesmo clone a partir de uma laranjeira mutante aparecida na região da Bahia no Brasil.





Divisão Binaria ,bipartição ou cissiparidade



Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas ,por mitose, e origina duas células genéticamente indênticas. Encontramos este tipo de reprodução em bactérias e protozoários.





Fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e a cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser vivo.



Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação.


Brotamento ou Gemiparidade




Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indívíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras , as esponjas e até certas plantas.



Regenereção



Alguns organismos possuem uma capacidade de regeneração muito grande. Quando algum fragmento é retirado, ao encontrar condições ideais de sobrevivência, pode se regenerar e dar origem a um novo indivíduo. Isto pode acontecer nas planárias, esponja e algumas plantas.


Esporulação é o processo de reprodução onde os organismos produzem esporos que são liberados no ambiente e quando encontram condições favoráveis, germinam. Encontramos este tipo de reprodução em fungos e algas.